Notícias

  • Assembleia aprova contas do período 2020-2021

    27 de setembro de 2021

    Assembleia Legislativa aprova as contas do período de julho de 2020 à junho de 2021

    No último dia 18/09/2021 a Assembleia Legislativa aprovou as contas apresentadas tanto da Grande Loja, quanto da Benemerência Maçônica, relativa ao período de julho de 2020 a junho de 2021.

    O Irmão Renê Abade, membro da Comissão de Economia e Finanças, apresentou uma explanação do trabalho realizado e afirmou que, as contas prestadas contabilmente, encontravam-se corretas. Apesar da Ressalva feita pelo Presidente do STM, Irmão Davi David, com a vênia do Eminente Grão-Mestre Adjunto, contrariando o texto constitucional, art. 47, que somente garante direito à palavra para os representantes de Loja, as Contas foram aprovadas por unanimidade.

    O Grande Orador, Irmão Péricles Asbahr, afirmou nas suas considerações, que as contas deveriam ser aprovadas conforme lido pelo Membro da Comissão de Economia e Finanças, Irmão Renê Abade, que por sua vez, esclareceu a todos os presentes que a ressalva requerida pelo Presidente do STM, não procedia e era impertinente ao caso, pois, o que a Comissão analisou era o confronto das contas pagas com os recibos, bem como se a origem da despesa estava amparada pela previsão orçamentária.

    Desde fevereiro de 2021, quando acusou o Sereníssimo Grão-Mestre de desvio de dinheiro da instituição, o Presidente do STM vem respondendo a queixa crime na esfera comum por calúnia e difamação, bem como enfrentará nos Tribunais Maçônicos “Queixa Crime” pelo mesmo motivo. Como não tem elementos para sustentar o que afirmou em publicação oficial, buscou desesperadamente a não aprovação das contas do período, o que refletiu em mais uma tentativa fracassada contra o Grão-Mestre.