Fale Conosco

11 3346-8399

Endereço

Rua São Joaquim, 138 – Liberdade - CEP 01508-000

Fale Conosco

11 3346-8399

Endereço:

Rua São Joaquim, 138 – Liberdade
CEP 01508-000

Paramaçônicas

Lowtons

Dá-se o nome de Lowton, dentro da Ordem Maçônica, à criança ou adolescente, de ambos os sexos, que a partir de sete anos de idade e menores de dezessete anos , sendo filho, enteado ou neto de maçom, será adotado por uma Loja Maçônica, Artigo 155 – XIX do Regulamento Geral .

Ao adotar esses jovens, a Loja Maçônica contrai a obrigação de servir-lhes de tutora e guia na vida social, com direito à assistência e proteção maçônicas por intermédio dos Irmãos da Loja adotante. O objetivo do compromisso é amparar e prepará-los para a vida adulta, formando-lhes o caráter e a personalidade dentro dos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.

Se do sexo masculino, o Lowton tem direito de ser iniciado na Ordem aos 18 anos.

As meninas, a partir de determinadas idades, também podem fazer parte de outras Entidades Paramaçônicas, de várias finalidades, voltadas para o sexo feminino. O nome Lowton, na maçonaria de língua inglesa, está diretamente ligado à maçonaria operativa através do termo “Lewis” – uma ferramenta útil para erguer e movimentar pedras pesadas.

Simbolicamente, assim como a Lewis sustenta pedras pesadas facilitando o trabalho de um maçom, "um Lewis (lowton) se prepara para apoiar alguém, quando de sua velhice”.

Contato : paramaconicas@glesp.org.br