Fale Conosco

11 3346-8399

Endereço

Rua São Joaquim, 138 – Liberdade - CEP 01508-000

Fale Conosco

11 3346-8399

Endereço:

Rua São Joaquim, 138 – Liberdade
CEP 01508-000

Notícias

  • Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom na ALESP

    23 de agosto de 2022

    Na noite dessa segunda-feira, 22 de agosto de 2022, realizou-se a Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Maçom na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Palácio 9 de Julho.

    O evento teve a participação dos Grão-Mestres das três Potências Regulares do Estado de São Paulo, Joaquim Domingues Filho – Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo –, Gerson Magdaleno – Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo – e Fernando Fernandes –Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista –, além de várias autoridades maçônicas, irmãos e familiares.

    O Deputado Estadual e autor da propositura, irmão Aldo Demarchi, presidiu a solenidade com agradecimentos aos presentes e em seu discurso inicial explicou a importância do evento em homenagem ao Dia do Maçom, transmitido ao vivo pela TV ALESP. Aberta a sessão, foi tocado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Maçonaria executados pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

    Durante a cerimônia, foram homenageadas as cinco Lojas mais antigas de cada Potência. Pela GLESP, receberam diplomas as Lojas “Prudente de Moraes nº 5”; “Estrela da Lapa nº 7”; “Deus, Pátria e Amor nº 8”; “Quintino Bocaiuva nº 10” e “União Paulista nº 34”.

    O Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLESP, Joaquim Domingues Filho, juntamente com os Grandes Oficiais da GLESP, irmãos César Augusto Garcia – Grande Orador; Luiz Carlos Tasco – Grande Secretario de Eventos e Vlamir Camargo Barbeiro – Grande Secretário de Relações Exteriores –, receberam um Diploma de Reconhecimento entregue pelo Presidente da Sessão. Ainda das autoridades da Grande Loja do Estado de São Paulo presentes, estavam os respeitáveis irmãos Reinaldo Gome – Grande Hospitaleiro e Paulo Contim – Grande Secretário de Comunicação.

    “Destaco a importância da maçonaria no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo, na luta pela paz tendo como propósito o ser humano. A maçonaria sempre esteve presente e sempre estará na defesa da democracia, da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Esteve presente contra o absolutismo inglês, nos ideais da Revolução Francesa, cabe lembrar ainda que, em uma perspectiva histórica, aqui no Brasil, a maçonaria marcou presença na luta pela independência, na abolição da escravatura e pela proclamação da República de nosso país. À luz dos valores morais e éticos que devem nortear a existência humana. Os maçons do Brasil foram os protagonistas de tais feitos históricos. Os maçons de ontem serão homenageados e honrados pelos maçons de hoje” – disse o Eminente Grão-mestre Adjunto Joaquim Domingues, em seu discurso.

    O dia 20 de agosto foi escolhido para celebrar o “Dia Nacional do Maçom” no Brasil porque foi nessa mesma data que foi decidida, na Loja “Comercio e Artes”, depois do discurso do Joaquim Gonçalves Ledo, pela Independência do Brasil.

    Veja as fotos!