Notícias

  • Assembleia Deliberativa e Legislativa

    24 de setembro de 2021

    GRÃO-MESTRE JOÃO XAVIER É APLAUDIDO EM PÉ POR TODOS OS PRESENTES NA ASSEMBLEIA DELIBERATIVA E LEGISLATIVA

    Após seu discurso de abertura, todos os presentes se levantaram para aplaudir o Sereníssimo Grão-Mestre João José Xavier.  Ele falou da alegria em ver os irmãos reunidos novamente e das dificuldades que encontrou nos dois últimos anos com o lamentável episódio envolvendo seu nome em processos na justiça profana. Que tem sido alvo de perseguição política por um pequeno grupo que busca tomar o poder custe o que custar, não se importando com a instituição, sua pessoa e seus familiares. Afirmou que a Verdade prevalecerá que acredita na Justiça e no Grande Arquiteto do Universo.

    A Assembleia Deliberativa e Legislativa ocorreu no Teatro Liberdade e contou com a presença de 219 representantes de Lojas, 88 membros da administração e 24 visitantes, num total de 331 irmãos para prestigiar o evento e apoiar o Grão Mestre. Estavam presentes diversas autoridades maçônicas, dentre elas o Grão-Mestre Adjunto Tomaz Alves Cangerana, os Past Grão-Mestres Ronaldo Fernandes e Salim Zugaib e o Presidente do Superior Tribunal Maçônico (STM), Davi David.

    Em ato contínuo o Grão-Mestre apresentou um balanço da gestão mostrando lisura e transparências da sua gestão. Falou da carta de reconhecimento que recebeu do Grande Acampamento dos Cavaleiros Templários do Rito de York. Em seguida falou de uma ferramenta que vai revolucionar a comunicação da Grande Loja, o CONECTA GLESP. O aplicativo foi lançado logo no início da pandemia em meados de maio de 2020 com objetivo de auxiliar os irmãos fomentando negócios em meio a crise financeira. Com o passar do tempo, o aplicativo foi se ajustando as necessidades da Grande Loja e tomando um novo formato. Dentre as funcionalidades do aplicativo estão à carteira de identidade digital, atualização de dados em tempo real, pedido de ajuda, hospitalaria, lista atualizada dos medicamentos da farmácia, dentre outras funções. Todos os comunicados oficiais com atos e decretos serão enviados pelo aplicativo. Isso fará com que não haja manipulação de informações. Atualmente com as redes sociais, fakenews são compartilhadas em grupos de whatsapp causando desconforto e prejuízo. Uma das grandes novidades apresentadas nessa Assembleia foi a validação da presença dos irmãos através da leitura do QR Code da carteira de identificação maçônica digital, disponível no aplicativo.

    Encerrada a Assembleia Deliberativa, o Grão-Mestre João Xavier saiu ovacionado, convidando o Irmão Celio Dossi, que recebeu o título de maçom provecto, a acompanhá-lo, demonstrando seu respeito por quem contribuiu e contribui para a grandeza da GLESP.