Notícias

  • Fundação do SGC do Santo Arco Real de Sergipe

    22 de novembro de 2021

    Fundação do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Arco Real de Jerusalém da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe.

    No último dia 18 de novembro de 2021, uma comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, liderada pelo seu mandatário, o Sereníssimo Grão-Mestre João Xavier, viajou para Aracajú, no nordeste do país, atendendo ao pedido da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, por seu Grão-Mestre, Sereníssimo Ir. Alberto Jorge Franco Vieira, para realização da Assembleia de Consagração do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Arco Real de Jerusalém da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe.

    Dentre as autoridades do Supremo Grande Capítulo dos Maçons da Ordem do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo, estavam o Soberano Grande Sumo Sacerdote e Primeiro Grande Principal, João José Xavier como Oficial Consagrante e os demais Grandes Oficiais, os companheiros Francisco Assis Javarini (AC), Joaquim Domingues Filho (JC), José Carlos Rodrigues da Silva (DCC), Oswaldo Dévai (EEC), Maurício Kubata Galvão (ENC), José Antônio Pato Vila (PFC) e Gilberto Silva de Oliveira Filho (GC).

    O pedido havia sido feito por três Capítulos Regulares do Supremo, sendo eles, Capítulo Schebna n° 66, Capítulo Santo Antônio n° 67 e Capítulo Guardiões da Paz n° 68, e aprovado pela Comissão de Assuntos Gerais, de acordo com os Estatutos. Na cerimónia de Consagração foram nomeados como Grandes Principais do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Arco Real de Jerusalém da Grande Loja Maçónica do Estado de Sergipe, os Excelentíssimos Companheiros José Valter Rodrigues dos Santos como Passado Primeiro Grande Principal; Alberto Jorge Franco Vieira como Primeiro Grande Principal; Carios Adler Fontes Melo, como Segundo Grande Principal e Jonas Silvino como Terceiro Grande Principal.

    O Primeiro Grande Principal empossado, Companheiro Alberto Jorge Franco Vieira entregou ao Primeiro Grande Principal do Estado de São Paulo, SSS João Xavier, uma placa em nome do Supremo Grande Capítulo do Estado de Sergipe agradecendo os serviços prestados na fundação do Supremo Capítulo do Sergipe aos valorosos companheiros do Supremo Grande Capítulo de São Paulo.

    “Os Excelentíssimos Companheiros nomeados são possuidores das melhores virtudes maçônicas, merecedores de todas as honras dos cargos que ocupam pelo que são dignos de conduzir este novo Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real.” – Disse o SSS João Xavier.

    Veja as fotos